- Dólmen de Antelas -

Viseu/Oliveira de Frades/Pinheiro/Bouço
Período: Neo-Calcolítico
Descrição: É constituído por uma câmara funerária, definida por oito esteios de granito com cerca de 2,5 m de altura e um corredor curto ortostático, diferenciado da câmara em altura e em planta, abrindo-se aproximadamente a nascente. No interior da câmara todos os esteios possuem pinturas e algumas pequenas insculturas, com representações geométricas, abstractas e figurativas a preto e vermelho de 2 tons, identificadas como representações dos sepultados, deuses, figuras astrais e elementos da natureza, constituindo a pedra da cabeceira o centro da composição pictórica.
Espólio: Micrólito de quartzo; lasca residual de sílex; 2 fragmentos de vaso cerâmico; fragmentos de ocre; 1 machado de pedra polida em anfibolito e fragmentos de vaso cerâmico de pequenas dimensões.

- Lameira do Fojo 1 -

Viseu/Couto de Cima/Lobagueira
Período: Neo-Calcolítico
Descrição: Monumento constituído por grande mamoa (ainda bem conservada), com corredor e câmara ainda intactos. Esta última, de formato poligonal apresenta apenas três esteios e meio, dos quais dois se mantêm erectos e um inclinado para o interior. Dos sete esteios que fazem parte do corredor, três têm pinturas em que são visíveis dois antropomorfos. Há também vestígios de pinturas nos esteios que restam da câmara.

Base de Dados Endovélico

- Anta da Arquinha da Moura -

Viseu/Tondela/Lajeosa/Pedra Merendeira
Período: Neo-Calcolítico
Descrição: Monumento de câmara poligonal alargada, formada por sete esteios, todos in situ, e um corredor. A mamoa, bastante bem conservada, tem cerca de 23 m de diâmetro e atinge uma largura aproximada de 2,5 m. A altura total é de 3 m. A laje de cobertura encontra-se partida numa das extremidades. A câmara apresentava-se com enchimento até cerca de 1,10 m do tecto.
Espólio: Pontas de seta, geométricos, facas e lâminas, lascas, foicinha, machados, enxós, contas de colar, fragmentos de cerâmica, 11 bordos, 11 fundos, 4 bordos decorados e um bordo com mamilo alongado.
Base de Dados Endovélico