Mostrar mensagens com a etiqueta Évora. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Évora. Mostrar todas as mensagens

Menir de Vale de Rodrigo | Évora

CMP 1/25000 (Folha 459)
Coordenadas Militares Hayford Gauss Datum Lisboa (metros): M=205591 P=171269
Descrição:
Grande menir prostrado, de forma ovóide alongada e achatada, com decoração nas duas faces, composta sobretudo por motivos circulares e subcirculares, serpentiformes e um possível báculo.
Contexto arqueológico:
O monólito encontra-se junto ao limite exterior da mamoa do tholos megalítico de Vale de Rodrigo 1, do lado Nascente. Na área imediata, conhecem-se vários monumentos funerários megalíticos e submegalíticos, assim como vestígios de habitat neolíticos e calcolíticos.
Contexto paisagístico:
O conjunto localiza-se numa vertente pouco declivosa exposta a Nascente. Nas imediações, não existem afloramentos graníticos, embora estes ocorram a menos de 1 Km.
Observações:
Trata-se de um dos primeiros menires identificados na área de Évora (Leisner, 1944). A sua associação espacial com o dólmen de falsa cúpula, levou Georg Leisner a considerá-lo como um marco indicador e, mais tarde, a mesma associação serviu de base a uma proposta de cronologia tardo-neolítica, para os menires em geral (Gomes et al., 1978).
Bibliografia:
Leisner, 1944; Shee, 1981; Gomes, 1994b: 338


Equipa: Pedro Alvim, Mário Carvalho Janine Laborda e Ricardo Soares

- Solstício de Inverno -

Solstício de Inverno
Este ano o Solstício de Inverno ocorre no dia 21 de Dezembro às 12h04m, momento que marca o início do Inverno no Hemisfério Norte, estação que se prolonga por 88,99 dias até ao próximo Equinócio que ocorre no dia 20 de Março de 2009 às 11h44m - a Primavera.
A palavra latina "solstitium" traduz uma ideia de sol estacionário que atinge a sua posição mais alta ou mais baixa no céu, isto é, o ponto da eclíptica em que o Sol atinge as posições máxima e mínima de altura em relação ao equador, os pontos em que a declinação do Sol atinge os extremos: máxima no solstício de Verão e mínima no solstício de Inverno.

As civilizações antigas consideravam o Sol como um deus da vida. Para os druídas, por exemplo, o solstício era comemorado como o dia da fertilidade e fecundidade. Para os povos asiáticos, o solstício era representado por um velho de barbas brancas e roupagem vermelha e branca. Os Egípcios festejavam o solstício com rituais de magia nilítica de fertilidade. Os Indianos festejavam-no transcendendo os corpos em rituais de transe. Nas Américas, os Incas celebravam o Solstício de Inverno no dia 21 de Junho e o Solstício de Verão no dia 21 de Dezembro. Os mais, por seu turno, Maias elaboraram um calendário perfeito usando o solstício como o início do ciclo do sol e da lua na Terra. No ano 336 D.C., o Imperador Romano Constantino I passou a comemorar o nascimento de cristo no solstício de Inverno... bom Solstício, bom Natal.