Em Alcalar (Mexilhoeira Grande/Portimão), a meio caminho entre os areais da ria de Alvor e a Serra de Monchique, existiu outrora um grande assentamento pré-histórico, atribuível ao 3.º milénio a.C. Este lugar constituiu o centro hegemónico de um território habitado por comunidades camponesas, dispersas por pequenos povoados nas margens da ria de Alvor, nas férteis terras interiores do Barrocal e nas vertentes meridionais da Serra de Monchique.
Monumento n.º 1
Aparentemente o mais antigo monumento funerário do conjunto de Alcalar, trata-se de uma pequena anta composta por um pequeno corredor e por uma câmara de 8 ortostatos, dos quais apenas restam 3 esteios. Do espólio atribuível ao Neolítico Final/Calcoltíco, destaca-se uma placa de xisto, pontas de seta, machados, contas de colar e dois almofarizes de calcário.
Monumento n.º 4
Monumento de falsa cúpula, com câmara conservando 2 nichos laterais. A entrada do corredor é singularmente "guardada" por dois megalitos, um deles um menir e um outro de feição estelar.
Monumento n.º 7
(maquete em exposição no Museu de Portimão)
O monumento n.º 7 é composto por uma mamoa contida por um murete de alvenaria em xisto, apresentando uma planta regularmente circular com cerca de 27 metros de diâmetro. Fachada traçada sobre uma linha direita, secante ao círculo da mamoa. A área interna do murete é preenchida por um "cairn" de pedra calcária, cuja base foi regularizada horizontalmente e nivelada por um estrato rico em matéria orgânica e com restos de ocupação. Numa coroa periférica o "cairn" é forrado por uma calçada de xisto. A mamoa envolve um tholos parcialmente implantado no subsolo. Uma câmara com 3 metros de diâmetro na base e elevação em falsa cúpula, rematada no topo por duas tampas. O corredor é estreito, segmentado em troços demarcados por lajes-ombreiras e com tampas de lajes. O monumento tem uma estrutura de correlação e ocupação exterior periférica, com evidência de uma estela-menir de secção subcircular.
Monumento n.º 9
Monumento de câmara circular construída em falsa cúpula e corredor longo. Como espólio foram apenas registadas ossadas humanas.
Ídolo calcário - "OlhOs de SOL"
(em exposição no Museu de Portimão)
Nuno Silva
Oficina de Arqueologia Experimental
Museu de Portimão
Centro de Interpretação de Alcalar
Sítio classificado como Monumento Nacional
Mais informação em: