Museu Municipal de Arqueologia de Silves

Inaugurado em 1990, o Museu Municipal de Arqueologia de Silves foi edificado em torno do admirável Poço-Cisterna Almóada, datado do século XII-XIII e descoberto após escavações arqueológicas decorridas nos anos 80 do séc. XX, encontrando-se hoje classificado como Monumento Nacional e assumindo-se como a peça central da colecção e do discurso expositivo. Cenograficamente, o museu integra também a muralha da cidade do mesmo período, funcionando não só como acervo expositivo de significativas colecções, mas também como uma jóia do património islâmico em Portugal.
O acervo do Museu, na sua maioria proveniente das escavações decorridas na cidade e no concelho, reúne um conjunto de objectos do Paleolítico, os mais antigos, passando pelo Neolítico, pelo Calcolítico, pela Idade do Bronze, pela Idade do Ferro, pelo Período Romano e destacam-se, não só pela quantidade, mas também pela qualidade e excepção, as peças do Período Medieval, com destaque para o Período Muçulmano – Omíada, Califal, Taifa, Almorávida e Almóada, desde o século VIII ao século XIII, na sua maior parte do período Almóada, dos séculos XII-XIII –, que são prova da riqueza e da importância da cidade naquele período histórico.
A colecção reúne, ainda, um importante conjunto de objectos do período moderno – séculos XV, XVI e XVII –, que demonstra a influência das rotas comerciais e a importância das trocas e contactos da cidade com outras regiões do globo. Dividida em oito núcleos temáticos, a colecção poderá ser visitada cronologicamente desde o Paleolítico até ao século XVII.
É parceiro desde 2005 da organização Museum With no Frontiers, na secção Discover Islamic Art.
É membro, deste Março de 2008, da Rede de Museus do Algarve, juntamente com outros Museus da região, projecto que visa a cooperação e parceria entre instituições museológicas.
Contactos
:
Rua da Porta de Loulé, nº14 8300 Silves
Telf.: 282 444 832 | 282 440 800 | museu.municipal@cm-silves.pt
http://www.cm-silves.pt
37º11’20.48” N , 8º26’20.52”W


Púcaros do Período Omíada 
Séc. VIII-IX

Menir (-estela) do Monte da Alfarrobeira