Museo Arqueológico de Córdoba




Situado no centro histórico de Córdoba, e declarado Património da Humanidade, o Museu Arqueológico de Córdoba constitui hoje uma realidade maturada ao longo de 160 anos.
Em 1844, os seus primeiros artefactos foram reunidos a partir do confisco dos mosteiros de Córdoba, passando para a guarda do Museu de Belas Artes e organizados na sua Colecção de Antiguidades Clássicas do Colégio da Assunção. O Museu de Belas Artes foi entretanto sofrendo várias transformações sendo transferido, em 1849, para o condado e, finalmente, em 1861, para o Hospital da Caridade.
Em 1868 o Museu Arqueológico Provincial de Córdoba foi definitivamente instituído, partilhando o espaço com o Museu de Belas Artes. A separação física entre as duas colecções só se verificou em 1920, quando o Museu Arqueológico se transferiu para a Praça de San Juan.
Entre 1921 e 1959 são de referir os contributos de Joaquin Maria de Navascués, Fernando Valls-Taberner, Blas Taracena e Samuel de los Santos, este último responsável pelo avanço na investigação, nomeadamente promovendo várias escavações, além da actualização do inventário e do catálogo das colecções.
Sob a direcção de Ana María Vicent Zaragoza (1959-1987), o museu mudou-se para sua sede actual, o Palácio do Castillejo de Páez. Neste período foi criado o serviço educativo e uma grande biblioteca especializada em Arqueologia, além de se ter promovido a publicação uma revista científica – Corduba Archaeologica. O Museu Arqueológico de Córdoba tornou-se um dos mais completos de Espanha, sendo declarado Monumento Histórico-Artístico em 1962.
O Palácio de Páez Castillejo foi entretanto exigindo uma série de reformas para melhor responder às crescentes necessidades de um museu da sua importância, de acordo com os critérios da museologia moderna. Na elaboração do programa museológico de 1992, parcialmente remodelado em 1998, foram lançadas as bases que deveriam governar a extensão do museu. Foram promovidos novos estudos arqueológicos no solar anexo, espaço de reservas onde se tornou possível documentar importantes estruturas de época romana, particularmente o antigo teatro de Colonia Patricia Corduba, além de oficinas tardo-romanas e casas medievais.
Em 1998 foi lançado um concurso internacional para a construção de um novo edifício de expansão do museu. Esta expansão, com uma imagem renovada, foi inaugurada em 2011. Trata-se de uma construção contígua ao edifício histórico, oferecendo novos espaços expositivos e áreas dedicadas à pesquisa arqueológica, conservação e restauro, além de uma biblioteca especializada.
Algumas peças singulares:

"Antes de Córdoba"

Vaso campaniforme de La Rambla

Pequeno recipiente em alabastro
(decoração de tipo "pinha/alcachofra")
Calcolítico
Baena/Cortijo del Rincón del Muerto


Cerâmica da Idade do Bronze

Estela de Ategua

Esquilo
(cultura ibérica)

Mundo Romano
Colonia Patricia Corduba

Teatro de Colonia Patricia Corduba


Sarcófago paleo-cristão em mármore

(séculos IV-V)
Córdoba/Avda/Cruz de Juárez


Peças de xadrez em osso
(Califado/século X)
Córdoba