Nature transfigurations & Pots



"Bugalho" é a denominação popular para uma excrescência, de forma arredondada, que se forma em algumas espécies de árvores e arbustos do género Quercus (carvalhos, sobreiros, azinheiras e carrascos) na sequência do depósito, num dos seus ramos, de um ovo de vespa. A vespa desenvolve-se e alimenta-se no interior do bugalho, onde passará por todas as fases das suas metamorfoses (larva, ninfa e insecto adulto), até sair para o exterior escavando um pequeno buraco.



A bolota é o fruto produzido por algumas árvores do género Quercus - azinheira, carvalho e sobreiro. O seu elevado valor proteico foi explorado desde a Pré-história, estes frutos eram torrados e depois farinados. É composta por uma glande (fruto), uma cúpula espinhosa e um pequeno pedúnculo. Ao longo da história, estes frutos ganharam um recorrente valor simbólico, nomeadamente em representações de ouro durante a Idade do Ferro.

Alcachofra de São João
(Cynara cardunculus)


"Ídolos Pinha" e "Ídolos Alcachofra"
(Lapa do Bugio/Sesimbra)

Estes artefactos têm sido interpretados enquanto representação de um bolbo da flor de lótus, de uma pinha ou de uma flor de palmeira. Também são conhecidos por “ídolos pinha” e “ídolos alcachofra”, por um deles se assemelhar morfologicamente ao capítulo da alcachofra de São João antes de desabrochar (Cynara cardunculus), o que poderá associar-se a remotas práticas queijeiras, enquanto coagulante do leite.