Vai-se realizar o 1.º Festival de Caminhadas do Algarve, na aldeia do Ameixial, localizada na serra do Caldeirão no concelho de Loulé, entre o Algarve e o Alentejo. O Festival vai decorrer nos próximos dias 26, 27 e 28 de Abril e a participação nas actividades é gratuita (apenas requer inscrição prévia junto da organização para efeitos de seguro).
O festival “surge com o objectivo de estimular a prática de caminhadas no interior do concelho e pretende juntar um vasto público, com diferentes interesses, mas com um gosto em comum: caminhar!”.
Um dos percursos pedestres é dedicado à “Arqueologia e escrita do Sudoeste” e será guiado pelo Projecto ESTELA. A partir das 15h00 do dia 27, numa distância inferior a 4km, com travessias da ribeira do Vascanito, vão ser visitados três sítios arqueológicos relacionados com a escrita do Sudoeste, para além do constante contacto com a natureza da região.
A escrita do Sudoeste é um dos mistérios e um dos maiores tesouros da arqueologia europeia, para além de ser a mais antiga escrita da Península Ibérica, com cerca de 2500 anos. É ainda um símbolo privilegiado da herança histórica da região e uma das imagens de marca da serra. Por estas e outras razões, foi adoptada para o grafismo do Festival.
Para além do percurso, destacam-se as manhãs dos dias 27 e 28 de Abril com a realização de um Peddy Papper, para pais e filhos, com o tema “À descoberta da escrita do Sudoeste”.
O programa conta ainda com outros doze percursos à escolha, onde para além das tradicionais caminhadas existem outras dedicadas a temas como: a observação de elementos patrimoniais, a fotografia e a observação de aves. O evento tem ainda prevista animação, musica, gastronomia, dança, tertúlias, workshops e convívio.
Esta iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Loulé, com a organização da ProActiveTur e os apoios da Junta de Freguesia do Ameixial, da Direcção Regional da Cultura do Algarve e do Projecto Querença.