O Castro do Zambujal é um povoado fortificado do Calcolítico (3.º milénio a.C.), edificado num esporão na margem direita da Ribeira de Pedrulhos, afluente do rio Sizandro, Freguesia de São Pedro e Santiago, Concelho de Torres Vedras.
Desenvolve-se em várias fases, tendo sido abandonado por volta de 1700 a. C. Apresenta uma estrutura defensiva de planta circular, com cerca de 40 m de diâmetro e com três linhas de muralhas. A primeira linha de muralha apresenta bastiões semi-circulares. A cerca de 8/10 m surge a segunda linha de muralha com 2 m de espessura e reforçada por bastiões. A 30 m da segunda linha surge uma terceira linha, igualmente reforçada por dois bastiões semi-circulares. Foram detectadas estruturas habitacionais de planta ovalada e estruturas de combustão. Monumento nacional investigado arqueológicamente desde 1944.
Maquete patente no Museu Municipal Leonel Trindade - Torres Vedras
Zambujal - Vida, Guerra e Comércio no 3.º Milénio a.C. - Museu Municipal Leonel Trindade (Torres Vedras)
No plano material de registar a ocorrência de cadinhos de cobre, indústria óssea e lítica de pedra lascada, cerâmica calcolítica (copos canelados, folha de acácia e campaniforme), indústria de pedra polida (mós, machados e enxós).
Folha de acácia Horizonte campaniforme
Base de dados Endovélico