Solstício de Inverno
Este ano o Solstício de Inverno ocorre no dia 21 de Dezembro às 12h04m, momento que marca o início do Inverno no Hemisfério Norte, estação que se prolonga por 88,99 dias até ao próximo Equinócio que ocorre no dia 20 de Março de 2009 às 11h44m - a Primavera.
A palavra latina "solstitium" traduz uma ideia de sol estacionário que atinge a sua posição mais alta ou mais baixa no céu, isto é, o ponto da eclíptica em que o Sol atinge as posições máxima e mínima de altura em relação ao equador, os pontos em que a declinação do Sol atinge os extremos: máxima no solstício de Verão e mínima no solstício de Inverno.
As civilizações antigas consideravam o Sol como um deus da vida. Para os druídas, por exemplo, o solstício era comemorado como o dia da fertilidade e fecundidade. Para os povos asiáticos, o solstício era representado por um velho de barbas brancas e roupagem vermelha e branca. Os Egípcios festejavam o solstício com rituais de magia nilítica de fertilidade. Os Indianos festejavam-no transcendendo os corpos em rituais de transe. Nas Américas, os Incas celebravam o Solstício de Inverno no dia 21 de Junho e o Solstício de Verão no dia 21 de Dezembro. Os mais, por seu turno, Maias elaboraram um calendário perfeito usando o solstício como o início do ciclo do sol e da lua na Terra. No ano 336 D.C., o Imperador Romano Constantino I passou a comemorar o nascimento de cristo no solstício de Inverno... bom Solstício, bom Natal.