Povoado da Herdade das Murteiras
Do cimo do cabeço onde se localiza o povoado neolítico, avista-se a silhueta da cidade de Évora, centrada no horizonte distante; em redor, estendem-se os territórios de alguns dos grandes sítios da Pré-história e da Proto-história regionais.
Para Noroeste, destaca-se o perfil da serra de Monfurado, que emoldura referências fundamentais como são a gruta do Escoural, o recinto dos Almendres ou a Anta do Zambujeiro; a Norte, desenha-se o contorno do povoado do Alto de S. Bento, junto a Évora; finalmente, no quadrante NE, avista-se a Serra d’Ossa, onde sobressaem os antigos castros do Castelo, de S. Gens e de Evoramonte.
Este último é o maior povoado proto-histórico da região e provavelmente foi abandonado no contexto da fundação da cidade de Ebora Liberalitas Iulia, pelos romanos, na segunda metade do século I antes de Cristo.
Na área mais imediata, a Norte, o povoado domina visualmente o espaço onde se localizam os monumentos funerários neolíticos da Hortinha e da Murteira de Cima. Trata-se, por outro lado, dos terrenos com maior vocação agrícola, na Herdade das Murteiras e que, na verdade, se prolongam até aos arredores da cidade, entremeando terrenos desarborizados, e montados mistos de sobro e azinho.
No local, e na paisagem que se estende, em degraus ascendentes, para Sul, domina o montado de sobro, em simbiose com uma geologia fantástica, de enormes afloramentos granitos.
Um dos melhores troços paisagísticos da região.
in (clicar)
Uma calorosa recepção!
Terras de granito
A casinha dos estrunfes!!
The Dark Side of the Mushroom
Always espeleoarqueólogo!!!
Buraco de poste
Fogueira, pão, queijo, vinho... e muita amizade.
Esteio de anta em posição natural... "escamas de granito"
Uma das duas antas nas Murteiras