Localizado na Herdade do Barrocal, perto de Reguengos de Monsaraz, é o maior menir dos existentes no distrito de Évora e o segundo da Península Ibérica. Foi identificado tombado e fora da sua posição original, por altura do enchimento da albufeira do Alqueva, nos inícios do século XXI. Terminada a sua investigação arqueológica, optou-se pela recolocação nos presumíveis local e posição iniciais. Para o efeito, foi organizado um "Megaconcerto" no dia 23 de Setembro de 2006, data a que correspondeu o equinócio de Outono, respeitando-se, desta forma, a importância que tinham os equinócios e solstícios na orientação dos monumentos megalíticos. Foram mobilizados mais de 300 voluntários que, apesar do empenho, não foram eficazes para "estimular" a erecção do monumental monólito, necessitando-se do recurso a moderna maquinaria pesada para complementar a tarefa.
A escassos 50 metros de distância, foi identificado o presumível afloramento "parideiro", de onde terá sido extraído o grande menir - a "Mãe do Barrocal".
Passeios de Primavera pelo Megalitismo de Monsaraz, conduzidos pelo Professor Doutor Manuel Calado - 13 de Abril de 2013.