16 agosto 2015 domingo 18h30
adro da Igreja de São Lourenço | Vale de Boi
acção performativa de Jorge Rocha com a participação de
Nuno Ferreira Bicho (arqueólogo e investigador da UALg) e
Ana Carla Cabrita (guia de natureza e investigadora da flora local)
17h30 visita orientada pelo arqueólogo Nuno Bicho com partida da Igreja
O 'Cozinhando na Paisagem' de Jorge Rocha continua o seu conjunto de acções performativas para 2015, que se desenrolam até Outubro. É já no próximo domingo, dia 16 de Agosto, que terá lugar mais uma destas acções, desta feita numa das mais significativas jazidas paleolíticas do Sul Peninsular, situada precisamente no concelho de Vila do Bispo - O ABRIGO PALEOLÍTICO DE VALE DE BOI.
Com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Bispo, a acção terá lugar pelas 18h30, com um menu inspirado no Período Paleolítico investigado no local, tendo como convidados participantes Nuno Ferreira Bicho, arqueólogo e investigador da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve, e Ana Carla Cabrita, guia de natureza, coautora do guia de flora “200 Plantas do SW Alentejano & Costa Vicentina” e vencedora do prémio Awards Natural.PT 2015.
De forma a proporcionar a melhor perspectiva sobre a paisagem onde se destaca a beleza e importância do Abrigo Paleolítico de Vale de Boi, a acção terá lugar no adro da Igreja de São Lourenço - Vale de Boi. Só na altura se saberá quais as iguarias a confeccionar pelo artista Jorge Rocha, mas, desde já, podemos adiantar que muito terá a ver com as investigações realizadas no local, desde 1998, sobre os hábitos alimentares das gentes que há milhares de anos passaram temporadas nesta zona. Antes da acção, terá lugar uma visita ao sítio arqueológico, orientada pelo Professor Nuno Bicho, com ponto de partida na Igreja de São Lourenço - Vale de Boi, pelas 17h30.
Nuno Ferreira Bicho será o arqueólogo investigador que acompanha e comenta a acção gastronómica, não fosse ele o responsável pela coordenação das equipas que têm desenvolvido as campanhas arqueológicas neste local. Além de investigador dos mais remotos grupos humanos da Pré-história, é Professor na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve. Em 1992 realizou Doutoramento em Antropologia, especialidade de Arqueologia, na Southern Methodist University, Dallas, Texas, EUA. Desde então têm coordenado diversos projectos de investigação arqueológica nos EUA e Equador. Em Portugal coordenou investigações internacionais na Estremadura e no Algarve. Iniciou recentemente um projecto no Sul de Moçambique, em colaboração com a University of Louisville, EUA, e com a Universidade Eduardo Mondlane, de Maputo, sobre o aparecimento do Homo sapiens sapiens na África Austral.
Ana Carla Cabrita será também uma convidada participante, tendo em conta o seu profundo conhecimento da região, particularmente no que toca à flora local, tendo editado recentemente, em coautoria com Ana Luísa Simões, o guia de flora bilingue (Português e Inglês) intitulado“200 Plantas do SW Alentejano & Costa Vicentina”. Este
livro é o resultado de dois anos de investigação e é constituído por fichas de
identificação, fotografias, nomes científicos, famílias botânicas,
características, ciclos vegetativos, habitats, etc. Ana Carla Cabrita
desenvolve trabalho como guia da natureza na Costa Vicentina através da sua
empresa Walkin’Sagres, proporcionando diversificados passeios pedestres
guiados. Pelo reconhecimento das boas práticas
empresariais, ambientais e sociais do seu projeto,
foi distinguida recentemente com o 1º Prémio no Concurso
Natural.PT 2015.
Porquê no Abrigo Paleolítico de Vale de Boi?
Trata-se da mais extensa e uma das mais significativas jazidas paleolíticas conhecidas em todo o sul peninsular, situada precisamente no concelho de Vila do Bispo, num abrigo rochoso em Vale de Boi, Budens. Identificado em 1998, foi, desde então, objecto de regulares campanhas arqueológicas realizadas por equipas de arqueologia da Universidade do Algarve, coordenadas pelo Professor Nuno Ferreira Bicho. Numa uma área de dispersão superior a 10.000 m2, a investigação na jazida arqueológica de Vale de Boi foi assim desvendando uma importantíssima sequência crono-estratigráfica, com registos que remetem para uma praticamente contínua presença humana, entre o Paleolítico Superior e o Neolítico Antigo - entre os 33.000 e os 6.000 anos antes do presente.
Cozinhando na Paisagem integra-se no projecto PALATO e é uma acção performativa sobre sítios históricos e arqueológicos, um espectáculo gastronómico que decorre nos locais com uma paisagem em plano de fundo, abordando temáticas que colocam a Gastronomia de cada época em cruzamento com os hábitos alimentares da sociedade contemporânea.
Em cada sítio histórico é montada uma infraestrutura improvisada onde o artista, em conjunto com os investigadores de cada monumento, desenvolve uma acção performativa num formato talk show, cozinhando ao vivo e transmitindo em directo na Internet, assumindo os públicos físicos e virtuais como participantes no processo de criação artística.
Partindo de um menu inspirado nas entrelinhas da História e da Arqueologia, são consideradas as características únicas de cada local e valorizados os factores paisagísticos, patrimoniais e sociais. Cada sessão é antecedida por uma visita comentada ao local, desenvolvida em colaboração com as entidades responsáveis por cada sítio histórico.
Todas as sessões são transmitidas em directo, em www.palato.org/transmissao, resultando num conjunto de paisagens virtuais armazenadas no Canal PALATO do site www.palato.org, sendo estas o foco da investigação artística em curso.
Próximas acções confirmadas:
Castelo de Salir (Concelho de Loulé) - 22 de Agosto
Monte Molião (Concelho de Lagos) - 26 de Agosto
Mosteiro de Santa Maria de Flor de Rosa (Concelho do Crato) - 29 de Agosto
Mercado de Olhão (Concelho de Olhão) - 6 de Setembro
Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe (Concelho de Vila do Bispo) - 18 de Outubro
Equipa PALATO:
Coordenação artística: Jorge Rocha
Coordenação científica: Elena Morán
Produção: Carmo Serpa
Comunicação: Luísa Rosa Baptista
Fotografia: Ricardo Soares
Informações:
Com transmissão em direto no site www.palato.org/transmissao
Mais informações em www.palato.org ou pelo e-mail palato@rizomalab.pt
Contactos telefónicos:
Carmo Serpa - 964735536 (Produção)
Luísa Baptista - 966803707 (Comunicação)
Ricardo Soares - 966616527 (CMVB)