Menires da Pedra Escorregadia | Vila do Bispo

A "Pedra Escorregadia", documentada nas duas primeiras imagens que se seguem, é um monólito, provavelmente fragmentário de um menir, situado na encosta norte de um pequeno cerro com 96 metros de altura, a menos de 1 km a sudoeste de Vila do Bispo e a nascente (à esquerda) do km 29.2 da EN 268, que antigamente ligava a Vila a Sagres. 
Esta pedra, que terá originado o topónimo local, apresenta um depressão "polida" que proporciona um conveniente assento para se desfrutar da panorâmica paisagem que se estende até ao casario de Vila do Bispo. 
Interessantes são alguns ecos de tradição oral regional que associam esta pedra (Escorregadia) a um relativamente recente ritual pagão, relacionado com cultos de amor e fecundidade.
Um pouco mais a sul, no topo de outro discreto relevo, com 97 metros de altura, inicia-se um roteiro megalítico que permite observar uma série de menires tombados e uma sepultura colectiva de tipo "cista", atribuível a cronologias do Neolítico Final (IV Milénio a.C.), sendo que os menires deverão ser mais antigos. 
O conjunto de monólitos da Pedra Escorregadia são talhados/afeiçoados sobre blocos calcários regionais de cor branca, apresentando formas subcilíndricas ou troncocónicas, em alguns casos com decorações gravadas incisas (elipses e linhas ondulantes), medindo o maior exemplar 2 metros de altura.